terça-feira, 12 de julho de 2011

"O Poder do Mito", com Joseph Campbell




Cara, adooooooooro mitologia. Queria viver disso. Mas... moro no Brasil, então já viu, né? Porém não deixo de comprar livros sobre o assunto, "pesquisar" e tal.

Bom, sei que esse post é pra poucos, pq vc não ouve por aí todo mundo falando: "cara, adooooro mitologia comparada", hehe. Mas pra quem curte, e ainda não tiver tido acesso a essa entrevista, BAIXEM!

Esses vídeos são de entrevistas feitas pelo jornalista Bill Moyers nos dois últimos anos da vida do lendário Joseph Campbell (curto ele mesmo. Ele fez a parte dele para sua imortalidade, nos deixando obras magníficas, e se tornando o maior mitólogo que já existiu).

Só posso dizer que é maravilhoso ler um "As Máscaras de Deus", por exemplo, ou um "O Herói de Mil Faces". Pra quem tem interesse sobre o assunto, são livros altamente recomendáveis. Assim como vejo esse documentário sorrindo involuntariamente o tempo todo, muitos outros também vão. Enfim, chega de conversa e vamos ao link e explicação breve do assunto:


O Homem

Joseph Campbell, considerado como um dos maiores mitólogos de todos os tempos, nasceu no dia 26 de março de 1904, na cidade de New York, USA. O seu interesse pela mitologia foi despertado na primeira infância, quando seu pai o levou para ver um espetáculo de Búfallo Bill denominado Wild West Show e para visitar o Museu de História Natural de Nova York onde as estacas totêmicas e as máscaras dos índios fascinaram-lhe. Para Campbell, a riqueza dos mitos não está em elucidar ou revelar algum tipo de significado para a vida, mas o de ser um registro simbólico da própria experiência de estar vivo. O mito capta a vida no seu eterno fluir. Joseph Campbell faleceu em Honolulu, Havaí, em 30 de outubro de 1987.

O Documentário

Uma inebriante entrevista com Joseph Campbell, conduzida pelo jornalista Bill Moyers na aclamada série da PBS nos EUA, transmitida para o mundo inteiro e aqui no Brasil pela TV Cultura. A entrevista é dividida em 6 temas:

1. A Saga do Herói
Muito antes dos cavaleiros medievais se encarregarem de matar dragões, os contos de aventuras heróicas já faziam parte de todas as culturas mundiais. Campbell nos desafia a ver a presença de uma jornada heróica em nossas vidas.

2. .A Mensagem do Mito
Campbell compara a história da criação de Gênesis com as histórias de criação no mundo. Por causa das constantes mudanças mundiais, a religião deve ser transformada e novas mitologias devem ser criadas. Hoje em dia, as pessoas se apegam a mitos que não lhes têm serventia alguma.

3. Os Primeiros contadores de Histórias
Campbell discute a importância de aceitar a morte como um renascimento, como no mito do búfalo e a história de Cristo, o ritual de passagem nas sociedades primitivas, o papel dos Xamãs místicos, e o declínio do ritual na sociedade atual.

4. Sacrifício e Felicidade
Campbell discute o papel do sacrifício no mito, que simboliza a necessidade do renascimento. Ele enfatiza a necessidade de cada um encontrar o seu lugar sagrado neste mundo tecnológico e acelerado.

5. O amor e a Deusa
Campbell fala sobre o amor romântico, começando pelos trovadores do século 12. Ele questiona a imagem da mulher, como deusa, virgem, a Mãe Terra.

6. Máscara da Eternidade
Campbell proporciona visões interessantes sobre os conceitos de Deus, religião e eternidade, como foram revelados nos ensinamentos cristãos e nas crenças dos budistas, dos índios Navajo, Schopenhauer, Jung e outros.


LinkLINK DO DOCUMENTÁRIO PARA DOWNLOAD: http://www.4shared.com/dir/27610898/3dc7810c/O_Poder_do_Mito.html


"O Poder do Mito", por Bill Moyers (o livro): http://www.a5.esnips.com/doc/e50554a2-c601-45ba-b9a4-58e0db1ecef9/Joseph-Campbell---O-Poder-do-Mito-%28pdf%29-%28rev%29


*E achei algumas de suas obras, em português, e to disponibilizando o download aqui e tal:

Downloads:

* "Mitos, Sonhos e Religião": http://www.a5.esnips.com/doc/78ba8a87-e72c-4330-8c77-e32c4f09e226/Joseph-Campbell---Mitos,-Sonhos-e-Religi%C3%A3o-%28pdf%29%28rev%29

* "As Máscaras de Deus, volume II, Mitologia Oriental": http://www.a5.esnips.com/doc/000bcba5-09be-48a4-a0cf-cb5afe26689d/Joseph-Campbell---As-M%C3%A1scaras-de-Deus---Vol.-II---Mitologia-Oriental%28pdf%29%28rev%29


* "O Herói de Mil Faces": http://www.a5.esnips.com/doc/8e846e74-4f41-493d-ba17-6d035b9c01a0/Joseph-Campbell---O-Her%C3%B3i-de-Mil-Faces-%28pdf%29%28rev%29


* "Isto És Tu": http://www.a5.esnips.com/doc/33cd9014-351d-48e3-9a84-38093d91add2/JOSEPH-CAMPBELL---ISTO-ES-TU-%28pdf%29%28rev%29


É isso aí. Bom proveito aos que curtirem! =)

10 comentários:

Paula Tejando disse...

O poder do mito é incrível!

Botelho Pinto disse...

O poder do mito é incrível! [2]

Mike Litoris disse...

Ja repassei este post para todos os meus amigos!

Fábio disse...

Valeu a força aí!

Anônimo disse...

Não conhecia seu blog. Estou baixando o arquivo. Obrigada por disponibilizar. Ana

Anônimo disse...

Arquivo não funciona

Ensino,religião e política. criticas. disse...

.Perguntas para os pais.
Pais e mães deste planeta, potenciais responsáveis pela perpetuação da raça humana. Faço uma pergunta, se vocês tivessem a incumbência de gerar filhos e enviá-los para um planeta qualquer do universo, seria este um lugar de paz, tranqüilidade, harmonia, um lugar sem perigos constante, onde eles pudessem viver tranquilamente sem sobressaltos, sem sofrimentos, ou vocês iriam mandá-los para um lugar como o planeta terra onde existe terremotos, maremotos, tsunamis, vendavais, onde existe todo tipo de perigo tais como animais peçonhentos, predadores perigosos e mais milhares de perigos os quais ameaçariam suas vidas.
Dúvidas.
Como viemos parar aqui neste planeta de tantos sofrimentos, seria para nos corrigir, seria para aprimorar o espírito, ou seria para nos castigar por antigas faltas cometidas, qual seria o real propósito de quem nos enviou para cá. Na teoria do criacionismo o qual é baseado em diversos tipos de mitos por todo o planeta, dizem que um ser bondoso e justo denominado Deus foi quem nos criou e nos colocou aqui neste pontinho azul na imensidão do universo, e que o mesmo nos protege de todos os perigos, mas esta proteção me parece parcial nem todos são protegidos mesmo os que acreditam no criacionismo e na proteção de Deus. Por outro lado há a teoria do evolucionismo o qual é defendido pela ciência com pesquisas feitas através de fatos concretos. Pelo que sei, desde o inicio das nossas vidas aqui na terra o mistério sempre existiu e continuará existindo para todo o sempre. Eu me recuso a acreditar que algum seguimento religioso já desvendou este intrincado mistério. Meu ceticismo não é apenas com a intenção de ser do contra e sim por não me deixar levar por ensinamentos de terceiros e sim seguindo minha intuição a qual me leva a pesquisar analisar e tirar conclusões diante dos fatos que presencio desde minha infância, portanto quem disser que o mistério já foi desvendado está se enganando, está sendo enganado ou está tentando enganar alguém.
Paulo Luiz Mendonça

Anônimo disse...

Por favor, me responda: ainda dá para baixar os livros que você deixou disponível? pois eu tento e não consigo. Como eu faço para baixar?

Obrigada

Fábio disse...

Opa, desculpa a demora. Valeu por me avisar. Também não consegui por aqui não. Vê se nesse link aqui vc consegue: (mas aqui, os links desse post são para os vídeos, e um pra entrevista em pdf. "Os livros" que vc mencionou são desse post mesmo?)

http://4shared.tectonny.com/down.php?l=MTIxNDMvNjM3MDMv-aHR0cDovL3d3dy40c2hhcmVkLmNvbS9vZmZpY2UvUWVDX0VNNHIvSm9zZXBoX0NhbXBiZWxsXy1fT19Qb2Rlcl9kb19NLmh0bQ==&us=aHR0cDovL3d3dy40c2hhcmVkLmNvbS91L3VWbF9wVFh0L2tyaWtpbmguaHRtbA==&name=Sm9zZXBoIENhbXBiZWxsIC0gTyBQb2RlciBkbyBNaXRvLnBkZg==&downs=Mg==

Anônimo disse...

Boa tarde,

Obrigada pela resposta Fábio. Eu interpretei errado, como eu li "obras" eu pensei que fosse os livros... rsrsrs Seria muito bom encontrar alguns livros em pdf rsrsrs No vimeo tem as os vídeos dele. Super simples de assistir.

São 6 vídeos ao todo:
1 http://vimeo.com/16395054
2 http://vimeo.com/16855054
3 http://vimeo.com/17149621
4 http://vimeo.com/17299946
5 http://vimeo.com/17635681
6 http://vimeo.com/17947299

Adorei conhecer ele por esses vídeos, que ainda nem assisti todos. rs

Obrigada pela atenção.
Bjs