quinta-feira, 2 de outubro de 2008

A "Música das Esferas"

Opa. Voltando ai e tal.

Só postar um lance rapidão que li hj, e achei interessante.

É sobre a "música das esferas".

"Quando os pitagóricos observavam as constelações, uma coisa muito curiosa acontecia. Alguns ouviam a Música das Esferas. De acordo com Pitágoras, todas as estrelas abrigariam vida e inteligências. Imaginou ele o Universo como uma lira cósmica de numerosas cordas, que produziam a Música das Esferas. Mais ou menos na mesma época, os taoístas da China expressavam o mesmo conceito. "Tudo o que existe, existe no espaço, e tudo o que existe no espaço tem um som."
Sabemos hoje que estrelas e planetas são fontes de emissão de rádio. Era isso que os pitagóricos e os taístas queriam dizer? Não captam nossos radiotelescópios essa Música das Esferas?
A escala musical foi introduzida por Pitágoras (acredito que isso tenha realmente ocorrido muuuuuuuuuuito antes dele, mas continuemos...). Medindo o comprimento das cordas e ouvindo o som das respectivas vibrações, descobriu ele uma correlação matemática.
Sua escola afirmava que os planetas se moviam de maneira ordenada e que suas distâncias do "fogo central" não eram diferentes dos intervalos na escala diatônica da música.
Pitágoras e seus discípulos não estavam longe da verdade porque as órbitas planetárias são dispostas dentro de certa ordem matemática. De acordo com a Lei de Bode, se o número 4 for adicionado a 0, 3, 6, 12, 24, etc. e o resultado for dividido por 10, teremos as distâncias aproximadas entre os planetas e o Sol, tomando como unidade a distância entre a Terra e o Sol.

Planetas Lei de Bode Distância Real

Mercúrio 0+4 = 4; 4/10 = 0,4 0,39
Vênus 3+4 = 7; 7/10 = 0,7 0,72
Terra 6+4 = 10 10/10 = 1,0 1,00
Marte 12+4 = 16 16/10 = 1,6 1,52
etc.

É outro exemplo de que os antigos já sabiam de coisas posteriormente consideradas como novas descobertas da astronomia."

(Tirado do Livro "Não somos os Primeiros", de Andrew Tomas)

Blz. Li isso hj, e quis compartilhar aqui e tal.

Tirando essa tabela aí, e essa Lei de Bode (que não entendi bulhufas sobre isso) o resto achei interessante.

Só lembrar que tem um versículo na Bíblia (que já li toda, mas não me lembro nem a pau os lugares onde os versículos tão, hehe) que fala um lance assim. Que a natureza toda louva ao Senhor e tal. As pedras, os rios, os seres que respiram. "Tudo".

Então, pra quem toca e tal, isso fica ainda mais interessante, tipo, talvez o Universo inteiro seja um instrumento musical complexo, e talvez por isso tenhamos essa inclinação tão forte à musica e tal, "desde os tempos mais primórdios" hehehe.

E com relação ao conhecimento dos antigos sobre as coisas, é realmente infinitamente maior do que sabemos, e em algumas situações IGUAL ao nosso hoje, e em outros até SUPERIOR. E em outros inferior.

Estamos redescobrindo coisas que já existiam há milhares de anos no passado, e assim como talvez ridicularizemos os pitagóricos por essa informação que divulguei aqui, talvez sejamos ridicularizados no futuro, pelo fato de sabermos praticamente NADA sobre as coisas, e tal, e nos achamos "modernos", hehe.

Termino com um pedaço de um artigo tirado do site http://www.jornaldaciencia.org.br/:

"Na época, ainda se acreditava que a Terra era o centro do cosmo. Os planetas eram transportados através dos céus grudados nas esferas celestes. Se as distâncias entre essas esferas obedeciam a certas razões, elas também gerariam música ao girar pelos céus, a música das esferas. Pitágoras e seus sucessores não só estabeleceram a essência matemática da natureza como levaram essa essência além da Terra, unificando o homem com o restante do cosmo por meio da música como veículo de transcendência.(Folha de SP, 14/12) "

(Endereço do artigo completo: (http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=14985)






=)

.

3 comentários:

Sándor disse...

Engraçado, já leu o Gênesis de J. R. Tolkien?

Segundo ele o mundo onde fica localizada a Terra-Média fora criado apartir de uma grande sinfonia!

Fábio disse...

Massa. É provável que o Tolkien tenha lido sobre isso antes de escrever, assim como ele "nadou de braçadas" na mitologia nórdica pra criar os mundos nos livros dele e tal... =)

E acho que esse lance é no Silmarillion...

Anônimo disse...

muitos povos antigos como os egipsios, se comunicavam por músicas e sons, o mesmo os outros povos que tem piramides (3), os egipsios já tinham até energia eletrica por pilhas e sabiam o que hj é "ooooh" banhado a ouro por indução.