sábado, 3 de abril de 2010

Rosacea - vc sabe o que é?

Muita gente tem, sofre com isso e não sabe exatamente o que é. Rosácea é o nome de uma doença que eu tenho e que já me causou e causa muitos transtornos (assim como os transtornos agravam a minha rosácea! rs).

Rosácea: disturbio crônico associado à hiper-reatividade dos capilares ao calor, resultando em ruborização e por fim formação de telangiectasias. Embora essa doença fosse conhecida anteriormente como acne rosácea, não há qualquer relação, embora possa coexistir com a acne, que pode preceder o aparecimento da rosácea.

A rosácea e uma doença comum. A prevalência em trabalhadores de escritório suecos foi registada como sendo de cerca de 10%. A rosácea surge mais frequentemente em pessoas de pele clara do que de pele mais escura, principalmente em indivíduos Celtas ou do Norte da Europa, sendo portanto denominada de “maldição dos Celtas”. Porém, os Negros podem também sofrer de rosácea. Nos Estados Unidos, estima-se que um em cada 20, ou seja, cerca de 13 milhões de Americanos, sofram de rosácea. As mulheres são afectadas com mais frequência do que os homens, mas normalmente a doença é menos grave do que nos homens. A hiperplasia dos tecidos e glândulas sebáceas, resultando em rinofima, afecta quase exclusivamente os homens. A doença é mais comum entre os 40 e os 50 anos e raramente surge antes dos 20 anos. Em mim surgiu aos..2? rs


Grau I: existe somente eritema(nome dado à coloração avermelhada da pele ocasionada por vasodilatação capilar). É o que eu tenho.Nas fases iniciais da rosácea, as principais características são edema ligeiro, vénulas ectáticas e uma infiltração linfocítica perivascular dérmica não-específica e ligeira. A esta fase está também associada uma ligeira hiperplasia do tecido elástico, podendo verificar-se ainda elastólise (fibras elásticas encaracoladas e mais espessas).



Grau II: existe eritema, pápulas e pústulas. As lesões posteriores revelam um avanço da infiltração perivascular e perifolicular dérmica, consistindo em linfócitos e histiócitos com um número variável de plasmócitos e células gigantes. Pode ocorrer foliculite aguda com pústulas foliculares e perifoliculares, bem como destruição do folículo capilar. Os vasos estão mais espessos e altamente dilatados. Há um aumento da elastose
GrauIII: as lesões inflamatórias tornam-se mais exuberantes. Posteriormente a fibrose e hiperplasia das glândulas sebáceas provocam um peculiar aumento de volume local, a temida phyma, que no nariz causa a rinofima. A fase III da rosácea caracteriza-se por uma expansão difusa do tecido conjuntivo. As glândulas sebáceas aumentam de tamanho e os canais foliculares estão dilatados e contêm resíduos queratinosos. Canais epitelializados vão destruindo o tecido hiperplásico. Pode haver uma vasta população de ácaros Demodex folliculorum nos folículos pilosebáceos


O que causa a rosácea?

Ao longo dos anos, têm sido referidas muitas causas suspeitas, mas não confirmadas. Entre elas, contam-se factores como a predisposição genética, hereditariedade, dispepsia com hipocloridria gástrica, doença intestinal inflamatória e infestação pela bactéria Helicobacter pylori, seborreia, ácaros Demodex folliculorum, doenças endócrinas, carências vitamínicas, doenças microcirculatórias, hepatopatia ou factores psicogénicos.

“A rosácea emerge da interação de predisposição genética individual, compreendida a partir do fototipo cutâneo e da capacidade reacional aumentada da vasculatura cutânea a estímulos variados e da presença de fatores ambientais desencadeantes.”

Existem condições que agravam esta patologia: alimentos picantes, calor, álcool, traumas, exposição solar, fortes emoções, hipertensão...

“São também mencionadas situações clínicas liberadoras de substâncias que provocam flushing, alterações hormonais fisiológicas da fase do climatério e processos infecciosos (H. pylori), desordens gastrointestinais e disfunções hormonais indutoras da ação de citoquinas e outros mediadores (neuropeptídeos, como a substância P, por exemplo).


O possível envolvimento do Helicobacter pylori na etiopatogênese dessa dermatose é sugerido pela freqüente associação da rosácea com desordens do trato gastrointestinal, além da ação dessa bactéria em estimular a secreção de gastrina e pentagastrina, que podem desencadear o flushing (um importante sinal clínico da rosácea), e a liberação de potentes mediadores da inflamação.”


Ruborização e patogénese vascular:

 A ruborização após a ingestão de água, café ou chá quentes deve-se ao aquecimento faríngico do sangue que passa para o hipotálamo através da troca térmica contra-corrente, envolvendo a jugular e as artérias carótidas. A hipertermia em doentes com rosácea provoca uma diminuição do fluxo de sangue do rosto para o cérebro. A disfunção parece ser um problema microcirculatório das veias angulares faciais (Vena facialis sive angularis), que estão envolvidas no sistema de arrefecimento sanguíneo do cérebro. Isto pode provocar congestão venosa e problemas de termo-regulação. As veias angulares faciais drenam as zonas do rosto mais afectadas pela rosácea, incluindo a conjuntiva. Isto pode explicar o envolvimento frequente dos olhos. Uma disfunção vascular pode ainda estar na origem do aumento de enxaquecas em doentes com rosácea. A pele com rosácea reage normalmente a diversos químicos vasoactivos, como a cafeína, ou a quimiomediadores como a epinefrina, a acetilcolina ou a histamina. O peptídeo intestinal vasoactivo (VIP) e o seu receptor são importantes para a regulação do fluxo sanguíneo. Foi observada uma concentração aumentada do receptor na rinofima, o que sugere portanto que isto pode contribuir para alterações vasculares e dérmicas na rosácea.
Genética:

As provas para a predisposição genética da rosácea são cada vez maiores. 30-40% dos doentes com rosácea têm um familiar que sofre da mesma doença. No entanto, não existem provas de quaisquer marcadores genéticos para a rosácea, como o HLA.

Factores imunológicos:

As investigações indicam uma maior incidência de anomalias imunitárias, como diferentes tipos de anticorpos antinucleares no sangue. Foram também detectados anticorpos IgG contra os ácaros Demodex folliculorum na pele com rosácea. A rosácea parece ser mais comum em doentes com infecção por VIH.



Tratamento:

O tratamento inclui o uso de antibióticos orais, como tetraciclina e seus derivados, e claritromicina, e medicações tópicas, como metronidazol(rozex), ácido retinóico e ácido azeláico, além de orientações para exclusão dos possíveis fatores provocativos. A rosácea granulomatosa classicamente responde bem à administração sistêmica de tetraciclina.10 No entanto, a tendência a desenvolver recidivas ou recorrências pode persistir por muitos anos. Embora alguns indivíduos pareçam necessitar de antibioticoterapia sistêmica prolongada para manter as remissões, outros, no entanto, evoluem satisfatoriamente evitando os fatores desencadeantes e fazendo uso de medicações tópicas, como o gel de metronidazol.

A tetraciclina agiria mais como antiinflamatório do que como antibiótico, reduzindo a migração dos leucócitos e a fagocitose. Sua eficácia na terapêutica da rosácea começou a ser identificada por Sneddon, que constatou 80% de bons resultados com o uso da tetraciclina 250mg duas vezes ao dia.12 A limeciclina, derivado da tetraciclina, foi utilizada no caso relatado pela comprovada eficácia da tetraciclina nos casos de rosácea, bem como por ser droga que apresenta menos efeitos colaterais.

O gel de metronidazol, um imidazólico classificado como agente antiprotozoário e antibacteriano, tem sido usado com sucesso na rosácea leve a moderada, apesar de não ser conhecido seu exato mecanismo de ação. na maioria dos indivíduos estudados (77%), o tratamento contínuo, somente com o gel de metronidazol, manteve a remissão da rosácea moderada a grave, inicialmente tratada com tetraciclina oral e gel de metronidazol tópico. Baseados nesse estudo, os autores conduziram o tratamento do paciente em questão com a associação de antibiótico oral, limeciclina e metronidazol tópico até a melhora satisfatória do quadro clínico e, em seguida, mantiveram o uso isolado do gel de metronidazol, com remissão do quadro até o momento.

No meu caso, em que não há papulas, o laser/luz pulsada ajuda. Mas vale a pena dizer que além de caro, o laser é BEM dolorido. Fiz 2 vezes pra nunca mais XD Meu rosto ficou no formato de bola de futebol, sem brincadeira. E como o laser deve ser forte, é facil d+ dar bolhas. Na primeira vez fiquei com 3 bolhas na cara. Com o segundo laser, a mancha q tinha ficado saiu. Depois dessas duas vezes, não achei q valia a pena fazer mais, devido a dor, dinheiro e resultado mínimo. Dá resultado sim, mas pouco...

Site que eu tirei algumas das informações q estão aqui: http://rosacea.dermis.net/content/index_prt.html

Comunidade no orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=703493

Depoimentos:
"E em época de calor, passou a ser extremamente desagradável ver as pessoas olhando com cara de ‘será o que ela tem?’, como se eu fosse de outro planeta."

"Rosácea não tem cura, só tratamento.Convivo com ela há 10 anos. Já tomei muitas vezes Metronidazol a tal ponto que o remédio não fazia mais efeito, só amenizava.Daí, com a auto-estima lá no ralo, resolvi ceder ao tratamento com o Roacutan com umas dessas dermatos que aparecem na TV e cobram o olho da cara. Segundo ela, era a única cura ou conviver com o fato de que ninguém nunca mais ia olhar na minha cara. Foi um ano de tratamento: a sensação de estar fazendo plástica de tanto que o rosto repuxava, ressecamento do olho, nariz e boca, com rachaduras na boca e feridas nas narinas, e fazer um peeling toda fez que ficava com alguém com barba por fazer...rsss Bom, resumo da ópera: após o tratamento minha pele ficou um pêssego! Parecia até que o meu nariz reduziu de tamanho! Uhu! Finalmente a cura? Que nada!
Depois de passar um ano que eu havia tomado o Roacutan, a Rosácea voltou. Claro, que em volume bem menor que era antes, mas a cura como haviam me prometido, não ocorreu."

"Já usei diversos remédios: tetralysal, metronidazol, rosex, hidrocortison, calamina, cetoconazol, desonida, dentre outros que já me esqueci.Hoje eu uso água termal, filtro solar da dermatus tonalizante, desonida e hidrocortisona, mas o meu rosto continua vermelho e extremamente irritado, tão irritado que quando eu lavo o rosto ele fica tão vermelho que as vezes eu fico com medo. "

"Faz um ano que eu uso o Protopic. Ele arde mesmo, mas é muito bom. Só que não dá pra usar durante um longo período. Hoje, estou usando o rozex pela manhã e pela noite, estou intercalando o protopic 0,03 com o rosex. Estou tentando tirar o protopic. A minha pele está bem calma. Mas, com a rosácea a gente nunca sabe...temos dias melhores e dias piores"

"Eu já usei Elidel e comigo não funcionou. Ele, assim como, o protopic é um imunossupressor. No entanto, são ativos diferentes. O elidel é o pimecrolimo e o protopic é o tacrolimo. Na minha pele, só funciona o protopic. Infelizmente, a gente sempre tem que testar para saber se dará certo ou não. "

"Ja tentei tomar roacutan duas vezes, mas nao aguentei os efeitos colaterais e tive que parar. A primeira vez tomei um mes mas nao consegui engatar o segundo mes. Mas fiquei impressionada como dessensebilizou minha pele por um periodo! o tratamento todo seriam 8 meses, entao, mesmo com um mes so, quando parei fiquei varios meses sem ter absolutamente NADA, coisa incomum pra mim. Alias, foi isso que me levou a tentar tomar mais uma vez, mas entre os efeitos colaterais pra mim aconteceram crises de panico, entao tive que deixar de tomar. Nos primeiros 15 dias a pele da uma piorada, pelo menos comigo foi assim, mas depois melhora, o melhor mesmo foi que a pele fica menos reativa. "

"Comprei o Bepantol pomada e o solução. O solução é uma delícia para usar, mas como no meu caso após usar o sabonete (effaclar - la roche posay) minha pele fica sempre ressecada, estou usando da seguinte forma: a noite lavo a pele com sabonte e passo o bepantol pomada. Está sendo bacana que não estou mais usando o Fisiogel, que usava para o ressecamento. Pela manha não lavo a pele com sabonete, só passo o protetor solar. Tenho notado uma boa aceitação desse tratamento, a pele não esta ficando ressecada, e a vermrlhidão diminuiu bem. Meu único medo é começar a dar espinhas, pois a pomada é bemmmm oleosa. Bom, de qualquer forma, o tratamento está ficando tão barato que vale muito a pena tentar. Estou no 3° dia, qualquer alteração relato pra vcs!"

"Para mim, o que esta resolvendo no momento é o Bepantol e a Mascara Facial com Betaglucan da Adcos, porque o resto só piora o vermelho...Calmance, Rosex e etc "

"usei Tetraciclina 500mg por dois meses consecutivos,não sei se foi ele,pois usei tbem Rosex e melhorou mto o aspecto da mha pele...hoje estou fazendo um controle com calmace e descobri o Bepantol(liquido),que passo duas vezes por dia,logo depois de lavar o rosto,esta sendo mto bom para mim.....além de ser mto barato,em torno de 6 reais...se continuar a dar certo vou parar com o Calmance que é caro...o jeito é ir tentando até que algo de certo para a sua pele..... "

"Nada de desespero, pois ele só piora a doença. Acho que não devemos pensar nela. Fazer o tratamento, experimentar cremes, ter de conviver com isso é algo que deve se tornar tão natural como quando escovamos os dentes ou preparamos algo para comer, ou malhamos. É uma necessidade. Não existe um tratamento completo que sirva para todos. Precisamos nos conhecer e nunca desistir. Não é fácil. Vivo depressiva com isso. Mas, fazer o que? Preciso aceitar e procurar a melhor forma. Existem pessoas que precisam conviver com outras doenças. Mas, espero que algum dia alguém encontre a cura para esta doença de pele horrível, e tão pouco falada. "


e tem gente q tenta copiar... ¬¬

40 comentários:

Anônimo disse...

Parabens pelo blog, muito esplicativo. Gostei, foi de muita ajuda. Abraços Vando

Cris Lima disse...

PArabéns pela postagem
Eu nunca tinha ouvido falar em rosácea!


Agradeço pela visitinha!

bjãO

Cris Lima
http://cantinhodacrisl.blogspot.com

Inara Silveira disse...

Aii que nervoso....

Mas adorei a materia! Super explicadinha!
Amei!!
Beijocas

http://divatododia.blogspot.com/

Fabio disse...

Rosácea!!! I have!!!!
hahahaha

se bem que no meu caso não rola de chamar disso, fica mais pra ruborização facial... é... pode ser...hehe

Impressionante, eu e a Morgana estamos juntos até nisso. Lógico que ela adorou a notícia (foi na dermatologista comigo), mas é isso aí. Ainda não li o post. Tô postando no cursinho aqui, mas vou (e tenho que) ler, já que agora faço parte do time dos cara-vermelha, heheh.
Agora nada, desde criança... =P

Anônimo disse...

Nossa gostei , tenho lido muito a respeito de rosácea . A gente não acorda com a rosácea rsssss. Ela vem surgindo em muitos casos tranquilamente e quando vemos lá está a maldição dos celtas . Estou tomando metronidazo, uso o protetor solar. Uso também uma água termal porém tem momentos que é horrível. Até argila verde eu usei para diminuir a vermelhidão. Assim também vou tentando. Como sou dentista a mascara descartável piora pois esquenta o rosto. Toda vez que vou trabalhar saio do consultório vermelha como um pimentão , pareço um et, afffffffff.
Tomei vitaminas, ou seja é realmente assim um dia após o outro e uma raiva danada que aumenta a rosácea hehehehe.
Beijos e que possamos vencer essa doença chata.

Anônimo disse...

Olá, li o assunto sobre rosácea e como também sofro com isso, adorei suas dicas e parabéns pelo blog, adorei.
Abraços, Isaura
ma.isaura@terra.com.br

Anônimo disse...

mt bom msm ....
eu sofro de rosacea desde 2007 e nao sabia
achava que era acne normal.. e nenhum dermatologista nunca me flo isso... acho q tds confundiram com acne normal auhauhauaha.... descobri ontem que tenho isso e to tomando roacutan pela segunda vez... espero q dessa vez funcione xD

fcampos2010 disse...

muito boa a matéria e pesquisa,tenho rosacea a 15 anos, muito explicativo, parabens.

Anônimo disse...

Muito boas essas dicas. Tem um site em inglês que fala tudo sobre a rosácea, quem não sabe inglês é só jogar o texto no google tradutor para traduzir as informações...o site é http://www.rosacea.org/index.php,

Beijos

joão disse...

Primeiramente, parabéns pela elucidação do assunto. Tenho rosacea faz muitos anos e já usei esses remédios e ela sempre comigo casada... notei que no inverno melhora e no verão piora por causa do calor. tenho feito terapia por recomendação para ajudar e de quando em vez tomo tetraciclina. Agora me recomendaram hemoterapia, já ouviram falar? Ainda não testei. João

Anônimo disse...

É uma vez usei o Roacutan por alguns meses e fiquei um bom tempo sem ter nada, mas depois voltou. Fui numa dermatologista e ela me receitou Roacutan novamente, mas como já ouvi várias pessoas dizendo do efeito temporário desse medicamento resolvi não arriscar mais, hoje uso uma pomada chamada: Benzac, ela alivia bem, mas não cura.

Anônimo disse...

Boas...
Meu problema é seguinte.
Acordo bem...
cara calma, tranquila, sensação bela.
Durante o dia pressao facial vai aumentando, cor vai alterando.
Pior momento é após as refeições.
Qual o método que eu devo seguir para evitar esse desconforto?

Morgana disse...

Que bom que esse post agradou, espero ter ajudado algumas pessoas! ^^

Pro último anônimo: só posso falar que seu caso deve ser bem relacionado à temperatura... Ao acordarmos, além do clima da manhã ser mais ameno, o corpo estava arado, ou seja não estamos com calor... Durante o dia a temperatura vai aumentando, a gente vai se movimentando... esquenta e então aumenta o rubor..o calor faz com que os vasinhos aumentem de diâmetro, fiquem mais aparentes... O mesmo acorre nas refeições, quando a gente come a temperatura corporal aumenta.. Sendo assim, o legal é vc evitar comida/bebida quente, e coisas picantes tipo pimenta. àlcool tb piora...
Se vc colocar um sorvete como sobremesa talvez ajude! ;)

Anônimo disse...

Parabéns pelo post Morgana, eu tenho isso faz uns 2 anos e de todos os remedios e pomadas que vc citou pelo menos 80% deles eu ja usei, inclusive o roacutan. Resultado em mim? O mesmo que o seu!! Melhora um pouca, dá uma aliviada... Mas volta com força por "n" motivos. Estou indo no médico mais tarde pra voltar a tomar o roacutan e ver com ela se a utilização de laser pode melhorar agora ou só depois do tratamento (creio que só depois). Boa sorte no tratamento, sei o quanto é complicado! Abraço!
Ricardo.

Anônimo disse...

Anônimo

Alguem ja tentou Homeopatia,parece
que funciona!!!

gleyde disse...

Adorei o post... Tenho vontade de sair comprando tudo, porém falta grana... Já tomei tetralysal, já usei azelan, ficou bom, todavia bastante vermelho ainda... Ah, depois voltou e com bolinhas... Só Jesus na nossa causa!

Maria disse...

olá,
tb tenho rosácea! tenho 20 anos e já tenho desde os 13/14! no meu caso é hereditário... a minha mãe tem!sofri mtos anos com a doença, principalmente antes do diagnóstico, que só foi feito aos 18 anos. Na altura do diagnóstico chorei sim, mto, sofri porque pensei que tudo o que tinha passado nos ultimos anos iria passar para sempre. mas tive melhorias, o que já é bom! e neste momento tenho a doença mais ou menos estabilizada. há que ter alguns cuidados. ainda me custa um pouco as vezes... ando sempre à procura de algo que melhore! é bom trocar impressões com pessoas que tb têm a doença! obrigada!

prof. Ale disse...

Olá
Desenvolvi rosácea depois de fazer tratametno apra acne com Roacutam, fiquei curada da acne, mas anos depois adquiri rosácea, o que segundo um de muitos dermatos que já fui disse seria o tratamento indicado de novo. mas não quero tomar roacutam de novo, além de caro, deixa a pele muito ressecada, sem falar nos outros efeitos colaterais. já usei vários antibióticos e cremmes faciais. o filtro solar que mais me adaptei foi o Roc Minesol, além do uso de Rozex. Adorei o Blog, muito explicativo e realmente tudo que é bom, provoca a rosácea, então imagina com o frio aqui do Sul, ar condicionado, vento, como fica a minha pele.

Ivete disse...

tente Roséliane - Uriage

Anônimo disse...

tenho rasacea tbm pela manhã lavo o rosto com CETAFYL gel melhora muito, depois coloco protetor solar da VICHY CAPITAL SOLEIL TOQUE SECO MUITO BOM.QUANDO TIVER MUITO ATACADA FAZER COMPRESSAS COM CHÁ DE CAMOMILA. ESPERO TER AJUDADO POIS MELHOREI MUITO

Anônimo disse...

este site está a tentar juntar informações e pessoas que sofrem de rosácea em português..

http://temosrosacea.blogspot.com/

Temos rosácea disse...

este site está a tentar juntar informações e pessoas que sofrem de rosácea em português.

Anônimo disse...

A sua pele arde? Dizem que a pele arde muito quando se tem rosácea. Eu tenho... Acho que tenho rosácea, mas minha pele não arde (queima)! :(

Anônimo disse...

No meu caso eu só melhoro com corticoide ex:berlison, desonida mas esses cremes atrofiam a pele a longo prazo.Tambem usei Elidel (não corticoide) melhora tambem mas é caro.cada um tem que procurar o melhora tratamento sempre consultando um dermatologista. Beber 2 litros de água ajuda a hidratar a pele e não esqueçam do filtro solar para proteger a pele.

Léia 25 anos disse...

muito obrigada Morgana seu depoimento me ajudou muito,tenho todos os sintomas da rosacea,mas só tomei tetralysal300mg por 2meses e 150mg 2meses não consegir usar nenhum creme pois sou muito alérgica e estou com muito dificuldade de encontrar sabonetes e protetor solar devido a alegia .As vezes choro sozinha e peço a DEUS que me ajude e o pior é que minha medica quer que eu faça uma biopsia sem testar outros medicamentos.

Anônimo disse...

Blog bastante ilucidativo.Parabens.
Tenho rosáccea hà 6 anos e já usei diversos cremes e pomadas,melhora por uns tempos e depois volta a aparecer.Em pesquisas que fiz na Net
vi um vídeo do Dr.Luís Moura (autohemoterapia) que fala de diversas curas inclusivê a acne (vejam no you tube).Pedi à minha dermalologista para me aplicar essa autohemoterapia e ela recusou apesar de ser tão barato.Conforme depoiamentos que vi isso até resulta,mas a indústria farmaceutica e muitos médicos não têm interesse em curar para irem mamando sempre.

Anônimo disse...

Ola, tenho rosácea desde os 14 anos, tenho 17, e só piorou ao longo do tempo, usei a tetraciclina por conta própria, e não adiantou de nada, além da rosácea, me apareceu a acne também, a dermato me aconselhou o roacutan, dizendo que seria a única coisa que resolveria a rosácea, estou no quinto mês, vi melhora na acne, mas nenhuma na rosácea, mais que fisicamente, sofro psicologicamente. Então, algum conselho?

Morgana disse...

Oi, pessoas!

eu não sei quanto a autohemoterapia... eu não faria em mim.. como bióloga, eu acho q os riscos não compensam por uma técnica que não é eficazmente comprovada... se a coisa tá ruim pra gente, depois disso pode piorar. Há a possibilidade de melhoria? pode ser... eu não conheço pessoalmente ninguém q tenha feito e tenha dado certo..tem depoimentos bons na internet, mas quem garante q não são falsos e quem garante que a melhora foi de fato por causa de hemoterapia, já q a rosácea envolve tantas coisas... enfim, EU, no momento que estou agora, não faria... Mas isso émuito pessoal. De toda forma, vc tem q saber q envolve riscos, e vc pode sair de lá com um problema maior do que entrou. Caso de gente que teve melhora, foi com aplicação de 5 em 5 dias por uns 3 anos direto! Imagina aplicar sangue dentro do músculo de 5 em 5 dias por 3 anos!! sobre a dermatologista não qrer aplicar, segundo o google: "Segundo a legislação brasileira, apenas o médico especialista em hematologia ou hemoterapia (ou o profissional devidamente reconhecido para este fim pelo Sistema de Saúde) pode responsabilizar-se por procedimentos hemoterapêuticos. O Conselho Federal de Medicina proíbe aos médicos brasileiros a utilização de outras práticas terapêuticas não reconhecidas por essa comunidade científica,como é presentemente o caso da auto-hemoterapia, que, assim, não pode ser considerada um tratamento médico no Brasil. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo e a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) consideram que a auto-hemoterapia apresenta riscos à saúde"

Morgana disse...

pra melhoria de acne da rosácea, parece q o roacutan é o melhor,mas tb varia de pessoa pra pessoa! que eu saiba, ainda não tem nada que funcione em todo mundo! e o roacutam não interfere no rubor (vermelhidão) da face... o que eu sei que funciona melhor é a Luz pulsada, que vai fritar os vasinhos dilatados. Mas a eficacia tb varia de pessoa pra pessoa, e tem q fazer umas 4 vezes pelo menos e é caro e dói! Mas que eu saiba é a única coisa que resolve quando a pessoa já está bem vermelha. E como a acne, depois de um tempo pode ir voltando e vc tem q fazer mais uma vez, como manutenção de anos em anos...

Tem mais de 5 anos que eu fiz a luz pulsada, 2 vezes, com pouca melhora, mas teve. Provavelmente farei de novo ano que vem!
enquanto isso, é ficar longe de bebidas alcoolicas, bebidas quente, lugar quente como sauna e ficar longe do sol^^ e contar com apoio de pessoas próximas (um namorado que não liga pra vc estar vermelha ajuda d+++! rs)

aline disse...

Eu ja usei O Roacutam e ele nao melhorou minha rosacea, o tratamento que eu faço é , na parte da manha e a a tarde uso Rosaliac mais o protetor solar, e a noite eu uso o Redukine que alem de aliviar a vermelhidao tbm hidrata profundamente e nao tenho a necessidade de tomar antibiotico(tetraciclina) . E tbm agora vou começar as sessões de laser de luz pulsada.... espero que depois do laser minha pele fique 100%

Anônimo disse...

Olá,

Li seu blog e achei muito bom! Na verdade estou desesperada. Não sei o que tenho e muita coisa do que li sobre rosácea é parecido com o que estou tendo, já faz 4 dias.
Gostaria de saber se a rosácea só dá no rosto. Pq pra mim, começou como se fosse alergia, um monte de pintinhas vermelhas na parte de dentro do braço, depois foi surgindo na barriga, costas, pé, no dia seguinte dessa alergia é que meu rosto amanheceu todo vermelho, e desde então parece que só tem piorado! Cada dia que passa parece que mais partes do meu rosto está vermelho! Não consigo nem sair na rua de vergonha...
Fui no alergista ontem que me mandou fazer exame de sangue, mas demora 7 dias úteis para ficar pronto, não sei o que fazer....
Será que é melhor ir em dermatologista? Vc foi em dermatologista?
Obrigada

Anônimo disse...

Olá.. a matéria do seu blog está ótima.. mas não consegui ler tudo.. esse fundo preto e essas letras minúsculas quase me cegaram rsrs
Fica a dica ;]

Fatima Messias disse...

Muito, muito grata mesmo, pelas informações. Excelente seu blog. Somente a informação, troca de idéias, e auxilio mútuo, se consegue diminuir o problema e quem sabe, conseguir o tratamento mais eficaz. Obrigada mesmo!

Andressa disse...

Pessoal usem AZELAN (Acido azelaico), nao tem nada melhor, eu estava com umas bolhas horriveis e usei azelan, sumiu tudo, minha pela ta maravilhosa.
No inicio sente queimar bastante, fica muito vermelho depois, por isso façam antes de dormir, coloca a pomadinha uns 10 a 15 min toda noite e no dia seguinte já vai ver uma melhora. Com duas ou mais semanas a melhora é significativa.

Abraços
Andressa

Anônimo disse...

Quando eu completei trinta anos surgiu a rosácea na minha vida. A minha se caracteriza pelas pústulas ao redor da boca, já a vermelhidão característica da doença se manifesta tenuamente na minha face. Já tinha tentado de tudo. Vários medicamentos e cremes indicados por dermatologistas. Quando por indicação de um parente resolvi utilizar a pomada candicort na versão em creme. As pústulas melhoraram muito. Pelo menos para mim foi muito eficiente. Quero compartilhar minha experiência no intuito de ajudar pessoas com o mesmo problema que eu.

Anônimo disse...

Bom gente tenho rosácea já faz 2 anos , Tenho 15 anos e já fui em vários dermato... e nada já usei pitropic rosaliac e muito mas que eu esqueci... agora eu comecei um tratamento e tô usando protetor solar cethaphil rosex e tópico oral. então eu queria saber de vcs se alguém já usou isso e deu algum resultado ? e tábem se eu fazer laser ele melhora?? e quanto custa ?? agradeço

Anônimo disse...

Minha dermatologista, receitou effacler, melora c e derma classico repair. Coisa que estou fazendo. Acontece que a minha pele tambem é oleosa e com propenção a acne. Então ela me sugeriu o roacutan, mas ainda não fiz, creio ser esta a melhor forma de tratar a rosacea.Nçao obstante reitero, lavar o rosto com o effacler e passar o melora c durante o dia, sempre com proteção solar, no caso o Anthelios AE e a noite o derma classico repair. Lendo algumas das postagens aqui publicas, percebi algo em comum, todos sugerem o roacutan, pois alem de tratar a rosacea, tambem controla a oleosidade e acne e rejuvenesce, portanto deve ser mesmo a melhor opção. Parabens pelo blog!!

Rodrigo Tavares disse...

Boa noite a todos!
Acho que sou o mais novo no circuito da rosácea, rsrs.
Pois bem, estou tentando me adaptar também tomei tetraciclina por 60 dias e uma pomada dermatológica a base de 2% metronidazol e 2% de arnica, mas o problema é que li em várias literaturas que a arnica é desaconselhada. Não obtive nenhum resultado positivo, pelo contrário. Alguém sabe me informar se a arnica é realmente prejudicial?
Outra coisa é que também li que ginástica também não é legal, por favor me digam que não é verdade.


Grato.

Morgana disse...

Rodrigo, eu nunca usei arnica, mas vi que tem gente usando. algumas pessoas notaram melhoras, outras não.. em rosáceo, o que funciona pra uns pode não funcionar pra outros. sempre assim.. Se não sei caso não melhorou e vc ainda notou q piorou, então pare de usar! Pelo eu li, muita arnica pode até intoxicar, fora o fato de gente com alergia, etc.
Sobre a ginástica,não é a ginástica em sí q é muito..o problema é q seu corpo fica quente, e isso te deixa com maior vermelhidão.. O ideal talvez é algo dentro d'água, como natação.. Em piscina com água fria, claro rs

Anônimo disse...

Pessoal da ROSACEA,
ela não tem cura, tem controle!!
INDICO: BASE VICHY DERMABLEND
Não causa espinhas, e camufla (esconde) a Rosacea.
Melhor solução, além claro dos tratamentos para o controle da doença!!!