sexta-feira, 4 de maio de 2012

DESMISTIFICANDO O “LOKI CRISTIANIZADO”!!!





Opa. Voltando aqui depois de muuuuuuuuuito tempo. É que me incomoda esse assunto, então tinha que falar sobre isso.
Queria trazer alguma luz, com os poucos conhecimentos que tenho hj (e são poucos mesmo), e ajudar a desmistificar essa visão cristianizada do nosso “bom (hehehe) e velho” Lóki!!
Desde já peço desculpas aos mais entendidos do assunto por erros que podem vir a aparecer aqui. Ainda não tenho o tempo de leitura que quero pra poder saber alguma coisa sobre esses assuntos, mas um dia espero conseguir!  =)  
Bem, aproveitando essa onda agora de Avengers, Loki,Thor, vamos contar uns “segredinhos” do nosso velho Loki aqui pra quem ainda não sabe!




Pra começar, quem tá tendo contato agora com Loki, Þórr e cia ltda, mto provavelmente vai estar tendo esse contato pela Marvel e tal. É desnecessário falar, mas pra quem tá começando a fragar agora, vamos la: os personagens da Marvel (Thor e Lóki) foram inspirados nos lendários Þórr e Lóki/Loki/Loke das mitologias dos países nórdicos (ou escandinavos) e germânica (esta com pequenas mudanças, mas de nome inclusive).

Então, MTOS aspectos mitológicos foram mudados, na adaptação da Marvel, e outros tantos foram mantidos (P. ex, Laufey é a mãe de Loki e Fárbauti o pai, mas na adapatação da Marvel Laufey passou a ser o pai).


Não tenho a pretensão nem de longe de tentar que seja esgotar o assunto Loki. Quero nesse post só abordar essa questão, e esclarecer certas coisas sobre o personagem MITOLÓGICO!! (Apesar de eu usar aqui algumas imagens do personagem da Marvel. Curto os dois, hehehe)



Pra começar, um trecho de “Deuses e Mitos do Norte da Europa”, do H. R. Elis Davidson:
“... para um leitor de Snorri, Loki talvez seja o personagem de maior destaque entre os deuses do norte, o principal ator nas histórias mais divertidas e a força motivadora em um bom número de tramas. É ele que traz a comédia ao reino dos deuses, e a tragédia à história de Baldur. Por outro lado, para um leitor dos poemas, Loki é uma figura sinistra, mais vaga, porém mais poderosa. Ele é evidentemente  um personagem ambivalente, nem bom nem mau, embora nas histórias de Snorri, o lado mau predomine. No fim da era viking,  o lado perverso e perigoso de seu personagem aparece parece estar fortalecido pela comparação ao diabo, da tradição cristã. Em Snorri, Loki parece ser diretamente responsável  pela morte de Baldur, mas, em outras fontes, as evidências são menores;  e muitos acham que a imagem dele como o assassino de Baldur surgiu mais recentemente por causa do escurecimento de sua reputação. Esse é talvez o mais difícil de todos os problemas ligados a Loki.”

Pelo que li até hj, Loki era um deus mto belo, e MTO inteligente, o causador e solucionador dos problemas em Asgard. Em alguns casos era forçado a desfazer suas travessuras, em outros ele era convocado para resolver problemas. Enfim, ele era o centro das melhores histórias, tenho que admitir, hehe.
Outro trecho, este do “O Livro de Ouro da Mitologia: (a idade da fábula: histórias de deuses e heróis)”: “Chamava-se Loki. Era belo e bem feito de corpo, mas de temperamento caprichoso...”



E um pedaço de um artigo num blog desses: “Loki era filho de Fárbauti com a Laufey, ambos eram gigantes, e ao contrário de que algumas versões dizem Loki não era irmão de Thor, e filho de Odin. Ele virá a ser irmão de sangue de Odin mais tarde, quando ambos fazem o pacto de sangue. Sua figura mitológica parece ter sofrido influencia do cristianismo, no que se refere ao fato de ele ser considerado uma especie de Lúcifer da mitologia nórdica. Mas se analisarmos cuidadosamente veremos que não existe uma natureza necessariamente má em Loki, ele aparece mais como um deus travesso. Fazendo uma analogia bem simplista, podemos dizer que ele seria uma especie de Saci, com muito mais poderes, claro. Loki é descrito como sendo um rapaz belo, charmoso, de olhos claros, galante de maneira que encantava e enganava a todos, facilmente seduzindo as mulheres.”
Endereço do blog: http://www.espiraistempo.com.br/2012/04/mitologia-nordica-loki-o-deus-trapalhao.html 

E este retirado de um desses “dicionário de mitologia” e tal:
Ele é filho de Fárbauti e Laufey, esposo de Sigyn e pai de Nari e Áli.Com Angrboða, ele gerou o lobo Fenrir, a Serpente Jörmungandr e Hel. Loki na forma de égua gerou Sleipnir com Svaðilfari, o cavalo do jötunn que construiu o muro de Ásgarðr. Loki e Óðinn fizeram pacto de sangue no início dos tempos e se tornaram irmãos. Loki é conhecido por ser o mais astuto e trapaceiro de todos os seres. Ele também é chamado de “Caluniador dos Deuses”, “Pai das mentiras” e de “A Desgraça dos Deuses e Homens”. Loki é descrito como belo, formoso e de olhos brilhantes, mas com o caráter mutável.
Loki constantemente colocava os Æsir em dificuldade e depois os ajudava através da malícia. Ele pode assumir diferentes formas. Ele se transformou em égua quando ele seduziuo cavalo Svaðilfari, em mosca quando tentava atrapalhar os dvergar que faziam os tesouros dos Deuses, em pulga quando tentava roubar o colar de Freyja, em salmão quando fugia da fúria dos Deuses por ter causado a morte de Baldr, em foca quando combateu Heimdallr pela posse do colar de Freyja e em mulher quando foi até Frigg para descobrir a fraqueza de Baldr. Quando toma forma de pássaros ele recorre as formas emplumadas de Freyja.
Loki no salão de Ægir acusa os Deuses presentes de serem covardes, falsos, infiéis e incapazes de resolver situações. Talvez nem todas as acusações de Loki sejam verdadeiras... É possível que Loki apenas estivesse querendo provocar os Deuses acrescentando mais coisas a coisas que ele sabia sobre eles, apenas para desmoraliza-los.”




Enfim, esse post é bem resumido mesmo. Os “segredinhos” do Loki que mencionei acima são esses. As vezes a Marvel aparece com um Loki velho, e feio, por causa daquela velha teoria lombrosiana do “mal” ser feio, o que é visto MTO nos cinemas americanos. O “mocinho” bonito, forte, e o “vilão” ser feio, magro, asqueroso em alguns casos, mas aí também entram outros aspectos psicológicos (é como chamo, desculpem se não tem nada a ver, sou leigo = não tenho formação em psicologia - ainda).
Quem quiser uma idéia resumida acerca do Lombrosianismo, pode achar aqui, p ex: http://www.williamdouglas.com.br/conteudo04.php?id=210

Enfim, voltemos ao motivo do post: como disse acima, Snorri Sturluson é nossa principal fonte quando o assunto é mitologia nórdica, o que é extremamente perigoso porque, segundo tudo que li até hj, o que temos escrito por ele sobre o assunto foi depois de sua conversão ao Cristianismo, portanto, não há como saber que mudanças ele teria feito nos relatos originais.

E num email que mandei ao fodaço Johnni Langer, principal nome nos estudos vikings aqui no Brasil, ele me confirmou uma suspeita antiga minha: a de que as chances do Ragnarok serem “invenção”, causada pela influência cristã na época , são fortíssimas.
 
Realmente é extremamente conveniente um cara que se converteu ao Cristianismo, mas que ainda tem no coração as velhas histórias (o que rolava demais, os caras se convertiam ao Cristianismo mas continuavam com os amuletos de Thor pendurados no pescoço, e faziam pedidos aos dois), aparecer com um Baldr, que na sua descrição, é puramente Jesus Cristo (deus de luz, que todos os seres amavam, que morre e depois renasce, etc), e com um Ragnarok, no qual os deuses antigos morrem e dão lugar aos “novos deuses”. Um novo mundo, com novos deuses, e com um novo recomeço para os humanos, com Lif e Lifthrasi, que são quem no caso?? Adão e Eva. O fim da mitologia nórdica incrivelmente se encaixa com o começo da mitologia cristã, ou seja, como o próprio Johnni langer ratificou, as chances disso ter sido manipulado pelo Snorri são enormes.

Pessoalmente, acredito que: 1) ou o Ragnarok nunca foi uma tradição nórdica, assim como o deus Baldr, ou 2) O Ragnarok poderia até ser uma tradição dos antigos povos do norte da Europa, mas uma idéia, algo que nunca teria se consumado. E os cristãos da época se aproveitaram desse conceito. Ou seja, teria sido a “deixa” deles para encaixar o Cristianismo nessa nova realidade dos nórdicos, sem negar a antiga.

Então, Loki, pra mim, NUNCA foi um “deus mal”, que no Ragnarok destruiria Asgard. Pra mim ele sempre foi um deus dinâmico, e, principalmente, um “levado”, aquele que apronta confusões ou as resolve (forçadamente). Alguém que quer brincar, mas meio sem noção das brincadeiras, às vezes, hehe. É o trapaceiro, o de maior intelecto, o que traz o caos. Um brincalhão. O deus TRAVESSO. Travessuras eram com ele mesmo, hehe.



O filme "The Mask", com o brilhante Jim Carrrey, aborda bem a personalidade do Loki (pra quem não lembra, a máscara encontrada e usada no filme é do Loki, hehe, e quem a usa tem esse contato direto com a personalidade do deus). 





Enfim, é isso. Essa foi minha humilde tentativa de lançar à luz os traços e características originais do Trapaceiro, do travesso e intrigante Loki, o deus travesso das mitologias nórdica e germânica.


Fábio Matos: Diz aí, Lóki, vc não é só um deus travesso, trapaceiro, "um pouquinho" mentiroso, e de vez em quando arruma uma confusãozinha "de leve"...?




20 comentários:

Morgana disse...

"rapaz belo, charmoso, de olhos claros, galante de maneira que encantava e enganava a todos, facilmente seduzindo as mulheres.”


ovaaaarios!!!!!! kkkkkkkk

Loki, o levado. Eu gosto dele XD E gosto do Tom-Tom tb. XD

Priscila disse...

E o personagem (da Marvel, não o mito) deu sorte de ter este bom ator interpretando-o. E se você se preocupou com a criatianização do mito nórdico, eu noto que houve a psicologização de Loki, criando-se um trauma familiar para explicar sua personalidade; afinal, Freud explica. Ou não. Eu gostaria que o Loki do filme tivesse este lado cômico descontrolado. Mas aí Downey Jr não ia gostar, pois o único piadista sem graça ali é o Homem de Ferro. Belo post.

Bolo de morango *o* disse...

PUTA MERDA, É EXATAMENTE COMO EU PENSO! NÃO É SÉRIO, EU PENSO ASSIM MESMO!
sabe, diferente do pessoal daqui de casa, eu me amarro em mitologia grega, romana e principalmente nordica, e porra, eu sô vidrada no loki ¬¬
quando eu fui assistir o filme do thor, eu me revoltei "EU NUM ACEITO ISSO MÃE! O LOKI NÃO É MAU! NÃO É MAU!...*pensando na palavra* ele é travesso!...¬¬ E POR QUE ELE É FEIO?! EU NUM GOSTEI DESSE ATOR NAUM! ELE DEVIA SER LOIRO OU RUIVO! MAS PQ ELE É FEIO! TODO VILÃO TEM QUE SER FEIO É?! ISSO NUM É JUSTO! QUEM FEZ ESSA REGRA? O LOKI TIHA QUE SER BONITO! E ELE NÃO TEM CHIFRE! QUEM DESENHO ISSO? UM BEBE DE 6 MESES?! EU QUERO RECONTAGEM!" e ela "OLHA BIA, EU QUERO SABER QUE TU TÁ SE INCHIRINDO COM CARA ASSIM QUE TU VAI...*ela já levo pro outro lado ¬¬*" enfim, por mais que eu tente defender meu amor lindo e fofo *loki*, minha mãe ainda diz que ele é o mau encarado ¬¬
enfim, eu concordo com tudo q vc disse, inclusive o cristianismo. Sou cristã, mas não sou cega. Entaum...eu amo o loki, e tenho vontade de mandar os carinhas do cinema se danarem pela escolha do ator pra fazer o loki ¬¬
by by minna

Fábio disse...

Muuuuuuuuito obrigado mesmo pelos comentários. Achei que ninguém tava vendo isso aqui, hehe. Mas que bom que não tá tão escondido assim, hehe. Pq queria mesmo compartilhar isso que escrevi. Ajudem a espalhar aí pq esse é um equívoco absurdo e MTO corriqueiro quando o assunto é o Loki. Brasileiro normalmente só repete coisas sem saber o que tá falando, e queria desmistificar esse erro. E PQbithy, vc não tá sozinha não, hehe, também sou cristão, mas não sou esses bitolados sem cultura não. Leio de tudo. Atualmente tô lendo um livro bom de simbologia, e mitologia sempre. E essa forçação que fazem tentando assemelhar panteões politeístas e monoteístas é de gente que realmente não procura saber do que tá falando, aí acabou sobrando pro Loki, hehe.
Ajudo aqui a desfazer esse equívoco ridículo. Enfim, é isso aí.

Valeu mesmo pelos coments!!! =)

Karina disse...

Muito interessante o seu texto e toda sua pesquisa . Gosto muito da mitologia nórdica também e o personagem Loki é fascinante . Quanto aos filmes Thor e Os Vingadores, o ator escolhido Tom Hiddleston dá um show de interpretação. E sim , na minha opinião ele é lindo também .

Anônimo disse...

"E POR QUE ELE É FEIO?! EU NUM GOSTEI DESSE ATOR NAUM! ELE DEVIA SER LOIRO OU RUIVO! MAS PQ ELE É FEIO! TODO VILÃO TEM QUE SER FEIO É?!"

um minuto de silêncio pra você que acabou de chamar Tom Hiddleston de feio.

Morgana disse...

"um minuto de silêncio pra você que acabou de chamar Tom Hiddleston de feio."

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk pois é né kkk

Hiddlestone disse...

PERAI, FEIO É O SEU CU, O LOKI É LINDO GATO, GOSTOSO, TESUDO !! ASSIM COMO O TOM HIDDLESTON. VC QUE É RIDICULA GAROTA, SE ENXERGA NGM TE QUER.. ELE É LINDO E FICOU PERFEITO C OMO LOKI.. O TOM É PERFEITO !!!!!!!!! FILHA DA PUTA, NOJENTA.

Anônimo disse...

Ok...só tenho uma coisa a dizer, Loki/Tom merecia um filme solo..de preferencia porno!

Anônimo disse...

Cara o tom é simplesmente lindo e deu show como loki!!se enxerga garota!!além de ser inteligente,tom ê sexy,lindo,maravilhoso,td de bom

Bolo de morango *o* disse...

Hihi, desculpa fãs de Tom Hiddleston!
Gomen mesmo, a verdade é que é muito fácil falar merda quando a gente não sabe de nada! Tava voltando aqui pra ler esse artigo de novo e vi as pedradas xD
A verdade é que no início eu fiquei com vontade de mandar todo mundo pro inferno, mas vi que a errada era eu, por xingar um ator que eu mal conhecia. Então, decidi baixar filmes dele e outras coisas pra conhecer melhor, e realmente, me exaltei. Desculpem realmente por falar mal do ídolo de vocês, eu agiria da mesma forma e chamaria todo mundo de puto e madaria tomar naquele lugar ¬¬ *meus comentarios não tão me ajudando -.-'*
Enfim fãs, me desculpem de novo, a verdade é que sou meio assim, falo sem pensar quando uma coisa não me agrada, mas sei muito bem reconhecer quando to errada, e é por isso que to aqui. é muito fácil falar merda na internet por que não tãoo te vendo, mas não sou do tipo covarde que fala o quer e cai fora. É como dizem, quem fala o que quer, ouve o que não quer, ouvi o que não queria, mas vi que eu estava totalmente enganada. Enfim, desculpa pessoal.
Bem, to indo ^^

P.S.: Xingamentos a parte, eu sei que os mereci, tenho a boca muito suja as vezes ¬¬
Mas espero que possam me ver de outra forma agora, conheci melhor o ator, virei fã dele tb, e bem... é só

Morgana disse...

gente, gente! hauhaua

legal a moça ter voltado aqui falando que errou, que virou fã! \o/

mas xingamentos NUNCA são legais, viu! isso pra todo mundo aqui! pensei seriamente em deletar os comentários com ofensas! rs masss q bom q a coisa não rendeu! ^^

Anônimo disse...

Pois, pode até achar o Tom feio de primeira...mas basta algumas fotos, algumas entrevista e BAAAM... foi hiddlestonizada!!! Diga adeus aos seu ovários !!!!

Anônimo disse...

Creio que o Ragnarok venha a existir sim, por conta da crença daquilo que é ciclico. Eu acredito que o Ragnarok sirva só p/ exemplificar mais ainda isso. Tudo iria acabar e começar de novo ( diferente do cristianismo, dizendo que quando o Messias voltasse, nós seriamos julgados por Deus e levantariamos ao reino dos céus ou desceriamos ao sub-mundo)Não sendo esse o caso, acho muito provavel que o Ragnarok exista de fato.

Anônimo disse...

Aliás, excelente postagem! Respeitou muito bem a religião Asatru e explicou coisas que muita gente não sabe ou tem uma concepção errada!

Fábio disse...

Muito obrigado mesmo, Julia, pelos comentários. Fiquei grato mesmo antes de ler o último, com seu belo elogio. (Pq tem gente que só fica grato com elogios ou quando lhe dão razão em algo, hehe). Realmente agradeço a contribuição por aqui, e é MUITO bom mesmo saber que o que escrevo por aqui é lido por alguém. E é, realmente tem muita coisa errada na concepção popular que tem que ser mudada. Brasileiro gosta só de repetir o que ouve, mas a maioria não se informa sobre nada. Quanto ao Ragnarok, o Jhonny Langer tem sua opinião, eu compartilho da dele (e a minha não serve de base, mesmo!! Ainda não), mas não é nada certo. Pode ser mesmo como vc disse, claro. Enfim, é isso. Tudo são opiniões de cada um que estuda o assunto, e é sempre bom deixar "aberto", e não nos bitolarmos em uma versão de algo, ou seja, é MTO bem-vinda sua percepção sobre o assunto. Agradeço de novo o elogio, ressaltando que eu não poderia faltar com o respeito com uma crença, uma religião tão antiga (mais do que as atuais), de forma alguma poderia falar sobre isso com leviandade. E se vc é Asatru, me desculpe por ter colocado só imagens do Loki da Marvel. Curto mto quadrinhos também, e meio que usei a "febre Vingadores" ao fazes esse post, mas tentei fazer alguma justiça aqui com nosso "velho" Trapaceiro, e tentar acabar com essa comparação ridícula dele com o satã cristão. Acho que é o mais importante. Enfim, mais uma vez agradeço sua contribuição por aqui, torcendo pra que não seja a única. É isso aí! =)

Unknown disse...

Morgana, vi que você postou um comentário sobre os trens na Noruega mas quando fui respondê-lo você havia removido. De qualquer forma, não sou um especialista de trens na Europa mas algo que eu segui à risca nesse site (www.seat61.com) foi não realizar a compra em sites que, por exemplo, intermediassem a compra. Esses sites cobram muito mais caro do que se você comprasse diretamente da cia. ferroviária. O segredo é entrar no site da cia. ferroviária norueguesa e fazer a compra em inglês, ou, no limite, em norueguês, com auxílio do tradutor do Google ou das orientações do site seat61. Eu pude pagar Oslo-Stavanger por apenas US$ 40 no trem noturno. O mesmo ocorreu com trens na Suécia-Dinamarca e também entre Paris-Amsterdam. Boa sorte! Qualquer dúvida é só falar! :)

Anônimo disse...

Ele não é um bonitinho qualquer ele tem um charme estonteante. Excelente ator ganhou cenas adicionais em Thor 2, já nos últimos meses da finalização do filme. O vilão mais belo das última décadas!

Anônimo disse...

Por que ele é tão atraente???
Porque ninguém entraria em um consultório de um cirurgião plástico e solicitaria aquela combinação de traços como padrão de beleza. Ainda que não sejam perfeitas, resultou na sua combinação bela e única. Digna de um deus nórdico.

Unknown disse...

Quem fala que Tom Hiddleston é feio: é uma pessoa clichê demais da conta e superficial também. O cara parece um príncipe praticamente (tanto que estou com o próprio William nuns dos mais tradicionais colégios do Reino Unido), é nobre pelo bom senso e pela elegância. Eu não aceito que alguém chame o Tom de feio. Se não ele não seria eleito o homem mais sexy vivo pela MTV americana. Assistam o filme e reparem mais no Tom, vejam algumas entrevistas também (se tiverem tempo).