domingo, 6 de setembro de 2009

Os Museus Vikings da Europa

(post do Fábio, mas deu pau quando ele postou, então exclui e tô postando pra ele..)


->Opa. Voltando aqui.

Sei que não é post meu de costume, mas no último post da Morgana, a Cinthia fez altos elogios ao blog e tal [ thanks Cinthia =) ] e, dentre outras coisas, disse que curte mto mitologias nórdica e egípcia, e arqueologia e tal. Pois bem, desse comentário da Cinthia tirei minha "inspiração" pra esse post, vendo uns sites por aí e tal. Como de costume, comecemos com a boa wikipedia: =)

"Vikings ou viquingues foram membros marítimos da Escandinávia, que também eram comerciantes, guerreiros e piratas. Entre finais do século VIII e do século XI pilharam, invadiram e colonizaram as costas da Escandinávia, Europa e ilhas Britânicas. O período de expansão desses povos é denominado Era Viking. Embora sejam conhecidos principalmente como um povo de terror e destruição, eles também fundaram povoados e fizeram comércio pacificamente. A imagem histórica dos vikings mudou um pouco ao longo dos tempos, e hoje já admite-se que eles tiveram uma enorme contribuição na tecnologia marítima e na construção de cidades."




Hoje, de um modo um tanto controverso, a palavra viking também é usada como um adjetivo que se refere aos escandinavos da época; a população escandinava medieval é denominada frequentemente pelo termo genérico "nórdicos". Dentre os mais famosos "vikings" temos:

Erik, o Vermelho
Ragnar Lothbrok
Leif Eriksson
Harald Hardrada

Adam de Bremem, historiador eclesiástico germânico, escrevendo aproximadamente em 1705, afirma que o termo viking era usado pelos próprios dinamarqueses. Ele escreve:`...os piratas a quem eles (dinamarqueses) chamam de Vikings, mas nós (os germânicos) chamados de Ashmen´.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Vikings

Mas não tenho certeza se esse termo era usada na época deles, ou se foi uma "invenção" moderna. E até acho a segunda hipótese muito provável, junto com os ridículos e inexistentes elmos com chifres e outras "viagens" da nossa civilização atual e tal. Até que eu saiba a verdade sobre o termo, vou usa-lo aqui pra evitar falação demais sobre isso. E a idéia do post é falar sobre os museus "vikings" e não sobre o termo em si.

Vou pegar um artigo do Johnni Langer (o cara que manja TUDO de cultura nórdica, aqui no Brasil) de base, e acrescentar com o que eu puder achar.
(Quem quiser ler as matérias do prof. Johnni Langer pode clicar aqui: http://www.sobresites.com/vikings/)
Vamos lá... =)

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Os Museus Vikings da Europa, por Johnni Langer

Há muito tempo os guerreiros Vikings ocupam um espaço especial no imaginário contemporâneo, vítimas de falsas imagens criadas durante o século XIX (como os fantasiosos capacetes com chifres). Um das metas básicas das pesquisas escandinavas é fornecer ao público uma visão contemporânea tanto das recentes descobertas acadêmicas, como das mais famosas escavações arqueológicas empreendidas no norte europeu, possibilitando um contato mais próximo com as antigas sociedades nórdicas. Os espaços privilegiados para esta divulgação são os vários museus europeus, que possuem acervo relacionado com a Escandinávia Medieval.
A Noruega ocupa um espaço especial na museologia nórdica. Alguns dos mais famosos objetos da arqueologia Viking fazem parte de seus acervos, como também a qualidade das estruturas em que os mesmos permanecem conservados.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

1) Vikingskipshuset, Museu do Navio Viking (Oslo, Noruega)

Um dos mais conhecidos é o Museu do Navio Viking (Vikingskipshuset), em Oslo (Bygdøy). Foi construído em 1927 pelo arquiteto Arnstein Arneberg especialmente para abrigar antigas embarcações. A mais famosa é a de Oseberg (com 21,5 metros de comprimento), escavada em 1904, repleta de objetos mortuários (como trenós, camas, utensílios e vestuários), além de dois corpos femininos, atualmente interpretados como uma rainha e sua filha.

Vikingskipshuset




Embarcação de Oseberg
[ peço desculpas antecipadamente pq consegui muitas imagens boas, mas vou postar só algumas aqui pra não conseguir bater o recorde de maior post desse blog... =) ]





detalhe do navio (foto achada pela Morgana):



Outro navio muito conhecido é o de Gokstad, descoberto em 1880, pertencente ao estilo chamado de langrskips (navios longos), empregados exclusivamente para guerras e pilhagens.

Embarcação de Gokstad




Menos famosas, porém muito importantes, são as outras embarcações pertencentes ao acervo deste museu, como o Tune (encontrado em 1867). Todas as jóias e objetos encontrados junto às escavações dos navios são expostas em exposições permanentes.

Tune



-------------------------------------------------------------------------------------------------

2) Lofotr (Borg, Noruega)

Outro museu norueguês é o Lofotr, Museu Viking de Borg. O museu é uma réplica da casa de antigos chefes locais, reconstruída a partir das pesquisas arqueológicas no local. Possui serviços de passeio com réplicas de carruagens e navios Vikings, refeições e lanches com comida típica da Escandinávia Medieval, além das bebidas (cerveja e hidromel). Seminários, palestras e cursos com especialistas são constantes na área do museu.

Lofotr





Site do museu: http://www.lofotr.no/

-------------------------------------------------------------------------------------------------

3) Historiska Museet, Museu Nacional de Antiguidades (Estocolmo, Suécia)

A Suécia também possui diversas instituições especializadas nesta temática, como o Museu Nacional de Antiguidades (Historiska Museet), localizado no centro de Estocolmo. Seu acervo é proveniente de escavações arqueológicas dos sítios de Burka, Uppsala, Vendel, Valsgarde e Gotland. Uma das suas coleções mais importantes são objetos, jóias de ouro e prata e utensílios da vida cotidiana.

Historiska Museet

-------------------------------------------------------------------------------------------------

4) Museu Histórico de Gotland (Suécia)


A ilha de Gotland, no mar Báltico, foi culturalmente diferenciada das outras regiões Vikings. A sua principal característica é a existência de dezenas de estelas funerárias, pedras com pinturas erguidas para homenagear os mortos ilustres.
Através dessas esculturas e pinturas, é possível reconstituir o cotidiano, o estilo das roupas, armamentos, navios e diversas interpretações sobre mitologia e religiosidade nórdica. As exposições permanentes recontam a história destas pedras pintadas e sua importância para a História dos Vikings.


Algumas dessas "estelas funerárias":


Site do museu: http://www.lansmuseetgotland.se/1322


5) Museu Nacional da Dinamarca (Copenhage, Dinamarca)


Recebeu diversas modernizações e reorganizações de suas exposições permanentes. Uma das principais atrações deste museu está na sala 20, o famoso machado de Mammen, com ornamentações na lâmina em forma de figuras espiraladas e animais. Foi descoberta no túmulo de um chefe Viking, e nomeou um dos estilos artísticos dos nórdicos. Na sala 21 estão expostos alguns dos tesouros da Era Viking, como jóias, moedas de prata, pingentes do martelo do deus Thor ? uma ornamentação com sentido religioso e estético. Um dos maiores colares escandinavos de todos os tempos, com 2 kilogramas de ouro, é exposto na sala 28. A história dos reis dinamarqueses é recontada na sala 22, onde também são incluídos objetos do funeral real de Jelling, das fortalezas circulares de Trelleborg, dos navios-túmulos de Ladby, além de objetos resgatados na cidade de Hedeby. Na última sala dedicada aos nórdicos, são exibidos alguns exemplares de runestones (pedras rúnicas) dinamarquesas. Uma das exposições temporárias de maior sucesso é a recente O tesouro recuperado de moedas da Era Viking Dinamarquesa, que reúne algumas das maiores coleções numismíticas da Europa.





(EM CONSTRUÇÃO......)

Um comentário:

Srtª Poulain disse...

oi adorei o blog, adoro folk nórdico e os vikings tem uma história fascinante... bjkas